segunda-feira, 28 de junho de 2010
domingo, 27 de junho de 2010
"We are this planet's kidney stones"


Para sustentar meu estilo de vida, torna-se necessário 1.6 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Hipocrisia

Vou fingindo que sou rico
Chico Buarque
domingo, 9 de maio de 2010
CÉLULAS-TRONCO

Pesquisas com células-tronco nos permitem entender como os organismos se desenvolvem e crescem, e como tecidos são mantidos ao decorrer da vida adulta. Esse conhecimento é fundamental para entender certas doenças e descobrir como tratá-las. O estudo das células tronco está ajudando os pesquisadores na compreensão de doenças, no teste de remédios e no desenvolvimento de terapias mais efetivas. No tratamento de câncer, há um tratamento promissor com células-tronco. Está sendo investigada a utilização dessas células para substituir as células cancerígenas. Em 2004, o Brasil realizou, em uma menina portadora de leucemia linfóide aguda, o primeiro transplante de medula óssea com cordão umbilical coletado, congelado e disponibilizado no país.
As células-tronco têm um grande potencial para a cura de doenças, já que tem a característica de se transformar em outros tipos de célula, o que propicia uma capacidade de regeneração tecidual. O uso dessas células na medicina está sendo pesquisado por muitos médicos e cientistas. Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou um orçamento de R$ 13 milhões em três anos para a pesquisa das células-tronco, o que põe o Brasil à frente de muitos países, já que as leis destes dificultam o desenvolvimento dessa área.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Uma gota d'água no oceano

A genética nos propicia entender nossas origens, nossas raízes. Nesse setor da biologia estudamos os genes, estruturas responsáveis por carregar nossas informações, nossas características. Tudo que somos é devido a essas estruturas. Esse estudo é empregado em testes de paternidade, em investigações criminais, além das aplicações médicas (prevenção e tratamento de doenças, terapia genética, etc.).
Os questionamentos do ser humano acerca de sua origem são tão fortes que há uma área destinada a estudar a evolução das espécies. A partir de estudos de genética e com base nas teorias de Darwin, foi formulada a teoria sintética da evolução, a mais aceita atualmente. Essa teoria, resumidamente, diz que a partir de mutações e recombinações gênicas, os seres de uma mesma espécie se diferenciam e, como explicado na teoria da seleção natural, os seres que possuem seqüências de combinações gênicas mais favoráveis, sobrevivem e transferem aos descendentes essas características.
Dentre as áreas da biologia, a que é mais visível para nós é a ecologia, que é o estudo das relações dos seres entre si e com o meio onde vivem. Vimos todos os dias essas relações, seja na televisão ou até nas ruas. Dentro da ecologia estudamos as cadeias e teias alimentares, as relações interespecíficas e intraespecíficas, os biomas, os fatores do meio-ambiente que interferem na vida dos seres, entre outras coisas.
O conhecimento das estruturas formadoras dos seres, dos próprios seres e das relações entre eles, nos faz perceber que não somos superiores aos outros seres a ponto de poder destruir um lugar que não é somente nosso. Somos uma peça de um conjunto muito grande , apenas uma gota d'água no oceano.