segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentei no blog de:
Bruno - http://brunofeza.blogspot.com
Graziele - http://biograzi.blogspot.com
Leonardo - http://leo-luce.blogspot.com

domingo, 27 de junho de 2010

"We are this planet's kidney stones"

A Ecologia (do grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo), ciência que estuda os ecossistemas, a distribuição e abundância dos seres vivos e as interações que as determinam, mostra que nós, seres humanos racionais e desenvolvidos, estamos destruindo os ecossistemas, a distribuição e abundância de seres vivos e as interações que as determinam. Não é irônico?

De acordo com o ranking dos países que mais liberam gases poluentes, o Brasil aparece em 4º lugar, devido aos desmatamentos e às queimadas. O primeiro, obviamente, são os Estados Unidos (5,844,042,000 toneladas de CO2). Porém, quando a emissão de gases poluentes é comparada ao PIB, os números não diferem tanto dos de outros países. Essa constatação não pode ser usada como desculpa para poluir, porém, mostra que os grandes vilões não são os únicos vilões.

Trazendo essa problemática da poluição para uma realidade mais próxima, vemos que nós somos responsáveis por grande parte dos problemas do planeta. É muito fácil condenar as grandes empresas e as madeireiras, quando não temos consciência de que nossos atos são tão condenáveis quanto os deles. Temos a ilusão de que o que nós fazemos é muito pequeno e não interfere, porém, se somarmos os nossos atos aos de todos os outros, percebemos que somos sim responsáveis por uma grande parcela do que ocorre atualmente com o nosso planeta.

No dia-a-dia, nós e as pessoas ao nosso redor, até mesmo aquelas que se dizem ecologicamente conscientes, cometem infrações relacionadas com a poluição. Simples atos como jogar pequenos detritos no chão, ou deixar de apagar a luz ao deixar um recinto, parecem inofensivos. No entanto, ao olhar todas essas ações como um conjunto, vemos a sua verdadeira importância.

Atualmente vários estudos e pesquisas, feitos para avaliar as conseqüências que nossas ações trazem ao planeta, mostram que, nos últimos anos, o grau de deterioração aumentou exponencialmente. A emissão de gases poluentes, como o metano e, principalmente, o dióxido de carbono, acabam causando um aquecimento global que pode acabar com o equilíbrio ambiental necessário à vida. O despejo de efluentes não tratados nas águas de rios e mares, causam a morte de milhares de espécies que necessitavam desta para sobreviver. Mas, já que o ser humano atual não se preocupa com essas besteiras, talvez quando ele se der conta de que isso afeta, também, a única coisa que lhe importa - o bolso - passe então a mudar seus hábitos. Tomara que não seja tarde demais.


Minha pegada ecológica:

Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano.
Para sustentar meu estilo de vida, torna-se necessário 1.6 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.